sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Escolha os vinhos ideais para celebrar as festas de fim de ano

Escolha os vinhos ideais para celebrar as festas de fim de ano

As festas de final de ano estão chegando e nada melhor do que um bom vinho para acompanhar os tradicionais pratos festivos.

Para harmonizar adequadamente os pratos com a bebida ideal, a Wines of Argentina, entidade integrada por mais de 200 vinícolas de todas as regiões vitivinícolas do país, que representam 100% das exportações de vinhos argentinos, sugere algumas dicas:

As aves de carne branca, como os tradicionais peru e chester, harmonizam perfeitamente com os vinhos brancos. Para o peru natalino servido com frutas a melhor sugestão é acompanha-lo com o chardonnay, da região de Reserva de Luján, em Mendoza. O chester pode ser degustado com o Viognier, varietal muito aromática e elegante, onde as nuances florais, frutas tropicais e um inconfundível aroma de caramelo se sobressaem.
As carnes suínas, como tender e pernil, casam melhor com o tinto. O tender combina com o clássico Malbec, produzido na região do Valle de Uco, Mendoza, cujos taninos doces e redondos combinam perfeitamente com carne. Já a melhor opção para servir com o pernil é a variedade Bonarda, que tem ou apresenta aromas frutados de framboesa e sutis toques de anis.
O Merlot é o mais indicado para servir junto do bacalhau preparado com legumes, tanto por sua delicadeza quanto por seu paladar intenso e seu aroma de groselha e especiarias. Trata-se de uma cepa diferenciada, originária dos terroirs argentinos altos e frescos, especialmente o Valle de Uco e a Patagônia.
E o Cabernet Sauvignon, por seu aroma de tabaco, couro e especiarias, ressaltam o sabor da lentilha preparada com linguiças e ervas, largamente consumida no último dia do ano para atrair prosperidade.
Doces Combinações
Para a rabanada, a opção é acompanhar a tradicional variedade argentina Torrontés, produzido exclusivamente em Cafayate, Salta. Os panetones combinam ainda com os espumantes. E para finalizar a ceia, a pedida é preparar um mix de frutas secas com damasco, ameixa, tâmaras, figos com castanhas, nozes, avelã e pistache e servir tudo em uma tábua com queijos para ser apreciado com o Pinot Noir da Patagônia.


Saiba mais – Guia básico de harmonização de vinhos argentinos
 Aves – Peru e chester harmonizam perfeitamente com os vinhos brancos, como o Chardonnay e Viognier.
 Carnes suínas - Tender e pernil casam melhor com o clássico Malbec e a variedade Bonarda, respectivamente.
 Bacalhau - O Merlot é o mais indicado para servir junto do bacalhau preparado com legumes
 Lentilha – Ressalte o sabor da lentilha preparada com linguiças e ervas com o Cabernet Sauvignon

Sobremesas – Acompanhe a rabanada com um Torrontés. Espumante vai bem com panetone. Frutas secas, assim como os queijos, castanhas e nozes fecham a ceia bem escoltados com o Pinot Noir

Sobre a Wines of Argentina
Wines of Argentina é uma entidade integrada por mais de 200 vinícolas de todas as regiões vitivinícolas do país, que representam 100% das exportações de vinhos argentinos. Para mais informações, visite www.winesofargentina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário