quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dica e passo a passo de como cortar o bacalhau



Cruzeiro Carnes dá dicas de como cortar o bacalhau

 

A Cruzeiro Carnes, com lojas em Santos e Cubatão, já reforçou o estoque de bacalhau para as festas de final de ano. A casa tem funcionários treinados por mestres de bacalhau para cortar o peixe de forma a obter um produto qualidade. Nas duas unidades, o bacalhau do porto tipo Mohrua é vendido inteiro, em postas, filé ou lascas.

Após o corte, as peças são acondicionadas em bandejas e recebem uma etiqueta de identificação, com o tipo do bacalhau e atestado de sua procedência.

 

Embora seja uma casa especializada em carnes, o empresário Bernardo Tomaz Farias, proprietário da empresa, aposta nas vendas do produto. “No mês de dezembro, a procura é muito grande, principalmente pelo o lombo e pelo filé”, diz Bernardo.

 

De acordo com o funcionário da casa, Antônio Marcos Santos, especialista em corte de bacalhau, o melhor momento para retirar a pele do peixe é quando ele ainda está salgado e seco. Abaixo, o passo a passo de como retirar a pele e as espinhas e cortar o bacalhau:

 

Passo a passo

 

O primeiro passo é cortar o rabo. Em seguida, levante a pele em uma das extremidades e retire-a com puxadas firmes, de uma só vez, tentando não rasgar. Depois, retire as barbatanas e as nadadeiras.

 

Para deixar somente o lombo, é preciso retirar a espinha dorsal. Com uma faca grande e afiada, vá fazendo riscos ao longo de todo o dorso, pelas duas laterais, dando socos no cabo da faca. Depois, dobre uma das pontas do bacalhau e retire a espinha inteira de uma só vez. Apare as laterais para deixar só o lombo e use-as para desfiar.

 

A Cruzeiro Carnes fica na Av. Sen. Pinheiro Machado, 728, no Marapé, em Santos. Informações pelo telefone 3251-1342.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário