sexta-feira, 9 de março de 2012

Medalhão de Atum Grelhado


Segue abaixo sugestão de receita do Medalhão de Atum Grelhado, inspirada na gastronomia ibérica e criada pelo chef Jonathan Wehrung, responsável pelas criações do Esquinica, casa especializada nessa gastronomia, localizada em Campinas, SP.

Sugestão de receita :

Medalhão de atum grelhado com batatinha confitada amassada com azeitona preta e vinagrete fresca.

Ingredientes:
2 fatias grossas de atum
400g de batatas pequenas
1 cabeça de alho
1 cebola roxa
1 tomate Italiano
½ pimentão amarelo
3 limões Taiti
6 ramos de tomilho
½ maços de manjericão
0,5 litro de azeite extra virgem
0,5 litro de vinagre Terez
200g de azeitonas pretas
100g de castanha de caju
Sal e pimenta

Preparo:
Descasque a batata, coloque em uma panela e deixei confitar em fogo baixo com o azeite, alho e o tomilho.
Processar as azeitonas sem caroço.
Cortar em cubinhos a cebola, o pimentão, o tomate, o miolo do limão e a castanha de caju.
Acrescente o vinagre Terez, o azeite, sal e pimenta.
Temperar o atum com sal e pimenta e grelhar dos dois lados.
Amassar as batatas com o garfo, acrescentar o purê de azeitonas e as folhas de tomilho.

*Foto: divulgação

Sobre o Esquinica:
O Esquinica chegou a Campinas, São Paulo, em agosto de 2011. Em pouco tempo a casa já mostrou que veio pra ficar. Com a proposta de ser diferente nos sabores, na decoração, no ambiente e no jeito de servir, o Esquinica uniu o sabor único da cozinha espanhola ao melhor da cozinha portuguesa e criou sua própria culinária ibérica. São criativas opções gastronômicas traduzidas em tapas frios e quentes, além de seletas opções de vinhos e sangrias que harmonizam perfeitamente qualquer prato do cardápio.
A casa chegou a Campinas para inovar, e oferece ao público alta gastronomia moderninha, com opções pocket, para quem procura soluções rápidas e saborosas.
O chef Jonathan Wehrung, que traz em sua bagagem a vivência em diferentes restaurantes na Europa, assumiu o comando do Esquinica em sua inauguração e desde então aposta na cuidadosa seleção dos ingredientes e na ousadia para criação de que estão garantindo o sucesso do Esquinica.
Da cozinha hispânica, o Esquinica traz a marca inconfundível dos pratos que exploram a profusão de cores e sabores dos peixes e crustáceos; oferece os famosos queijos e embutidos para petiscos, e brinca com invenções gastronômicas produzidas a partir de carnes de qualidade, como cordeiros, cabritos ou porco ibérico. Trufas, cogumelos e especiariais aparecem como complementos. Ensopados de legumes e sopas completam o cardápio.
No time luso, o Esquinica buscou inspiração na presença contida do picante e no gosto dos frutos do mar, como polvo, lula, lagosta e atum para compor suas receitas. A carne bovina também faz parte das criações – para garantir maciez, sabor e suculência, são utilizados apenas cortes provenientes dos bois Bonsmara. Queijos e embutidos, é claro, não ficam de fora. Uma prova de que inovação e tradição podem conversar muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário