domingo, 9 de setembro de 2012

Ervas de Provence, o sabor que vem da França


Ervas de Provence, o sabor que vem da França
 
 
 

Receitas Brasileiras: Doce de Banana com a Especiaria Canela

 

Doces Brasileiros: Bolo de Fubá com as especiarias coco e erva-doce

 

 

Vídeo: Panna Cotta de Leite de Coco com Maracujá

 

Risoto de Camarão com Cajú e Coco
 
Vídeo: Curau com Leite de Coco e a Especiaria Canela
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Provençe ã vista!
Em nossa segunda viagem, recebemos um presente da natureza: as ervas aromatizadas residentes nas colinas de Provence, sul da França~.
Aqui nasce e convive um mix mundialmente conhecido como Ervas de Provence.
Limites: Alpes e pela Itália do Leste, pelo rio Ródano a oeste, pelo Mediterrâneo ao Sul.
Natureza, nascida naturalmente, as Ervas de Provence podem ser combinadas conforme o livre arbítrio dos chefs e moradores do local. Tradicionalmente são compostas de manjericão, louro, manjerona, alecrim, segurelha e tomilho.
Podem temperar peixes, carnes e legumes ou acrescentar um “gostinho” nos cozimentos. Chefs mais ousados usam estas ervas em molhos para pizzas, sopas, omeletes.
 
COMO EU PLANTO
Os componentes das Ervas de Provence sempre cresceram em liberdade, fraternidade e igualdade. O clima quente e específico  a que se acostumaram,  nem sempre facilitou as sua adaptação no replantar  em outras regiões do mundo.
Foi aí que um comerciante teve a ideia de secá-las e industrializá-las. A partir dos anos 70.
 
COMO EU ARMAZENO
Ervas de Provence são vendidas em supermercados e em lojas de temperos, quase sempre embaladas em vidros ou em sacos plásticos.  Um conselho: veja se estão bem secas e soltas, com coloração verde-oliva. Se não encontrar o mix pronto, compre ervas secas de boa qualidade e faça a mistura em casa. Guarde em vidro escuro bem tampado e longe da luz.
 
COMO EU USO
Use 1 colher (chá) para temperar 4 porções de legumes. Para filés bovinos, de carneiro ou vitela, besunte-os com azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e pressione um pouco das ervas na superfície. Grelhe rapidamente, remova as ervas e termine de assar no forno. Em churrascos, jogue duas pitadas sobre o carvão.
 
ESTÁ NA MESA!!!
.
Requeijão Temperado com Ervas de Provence
Ingredientes:
1 requeijão cotochés
150 g de castanha de caju triturada grosseiramente
azeite
3 dentes de alho em lâminas
Ervas de provence
Sal a gosto
Ramos de alecrim
Redução de aceto balsâmico com açúcar

Preparo:
Aqueça o azeite numa frigideira. Doure o alho e junte as castanhas. Deixe dourar mais um pouco. Em seguida, coloque as ervas, um punhado de alecrim fresco e, por cima, o requeijão inteiro. Desligue o fogo. Em um prato, vire o requeijão como se estivesse virando um bolo. Enfeite com ramos de alecrim e redução de balsâmico ao redor. Sirva com pães tipo ciabatta ou italiano.
Penne Allá Vongolli I Bacallá com Coco e Ervas de Provence
Ingredientes:
500 g de penne fresco
 Cebola picada
Alho picado
350 g de lombo de bacalhau
200 g carne do vongolli fresca
2 tomates grandes sem pele e sementes picados
100 g de manteiga
1 colher de café de páprica doce
2 colheres de café de açafrão
1colher de café de canela em pó
Azeite
1 taça de vinho branco seco
Ervas de Provence
200 ml de leite de coco
1 colher de sopa de creme de leite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
 
Preparo:
Cozinhe o penne normalmente em água e sal, ao ponto de al dente, escorra e reserve;
Numa caçarola média, aqueça o azeite a 40º, tempere com a páprica, o açafrão, a canela, as Ervas de Provence e passe o bacalhau em pedaços médios, escorra, retire e reserve;
Na mesma caçarola, com o azeite temperado, frite a cebola até dourar, o alho até soltar aroma, inclua  os tomates picados e deixe juntar água;
Junte a manteiga, o vinho branco, deixando o álcool evaporar e misture bem, abaixe o fogo e deixe cozer sem ferver por 20 minutos;
Devolva o bacalhau ao molho e deixe cozer por mais 15 minutos, misturando levemente;
Junte a carne de Vongolli, o leite de coco e deixe em fogo médio por 5 minutos;
Junte o creme de leite, retire do fogo, tempere com sal e pimenta- do- reino moída na hora e abafe, deixe descansar por 3 minutos, destampe regue com azeite e sirva.
Harmoniza com um bom Cabernet Sauvignon, Dão ou Aragonês.
 
============================================================
 
CONCURSO JOVEM CHEF 2012
Gosta de cozinha? Aprecia um bom prato e avalia suas críticas como opiniões válidas e criativas?  Mào a obra! Participe do Concurso Jovem Chef 2012 e concorra a prêmios da Le Creuset e um tablet. Nosso endereço: http://concursojovemchef.com.br/
=============================================================
Está semana, o Armazém das Especiaria vem com duas novidades. Conheça a Nova Rota das Especiarias – viajando pelo encantos turístico-gastronômicos da Sicília e Toscana. Nosso endereço: 
 
Aprecie o novo espaço dedicado às Receita da Vovó.
Através das suas mãos, famílias e amigos provaram pratos deliciosos durante anos, cujos segredos só elas conheciam. Alguns de memória, outros anotados em cadernos de capa dura e a mão livre! Muitos  destes pratos inspiraram e inspiram chefs famosos. A primeira receita  é o Bolo Gelado de Coco, da vovó Mônica! Veja em  http://armazemdasespeciarias.com.br/2012/09/04/receitas-da-vovo-bolo-gelado-de-coco/  
Armazém das Especiarias
Maior site de especiarias do Brasil, o Armazém das Especiarias é um site de gastronomia direcionado a quem que trabalha na área ou tem como hobby preparar pratos diferenciados. Para isso, ensina como plantar, conservar e usar especiarias originárias de todo o mundo, além de contar a história e as lendas de muitas delas. Também publica receitas elaboradas pelas próprias autoras do site e por chefs consagrados. O endereço do site é  http://armazemdasespeciarias.com.br/
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário