domingo, 6 de junho de 2010

Dia do Vinho

Hoje é comemorado o Dia do Vinho e para marcar a data, um pouco sobre uma vinícola e seu dono, um apaixonado pelo vinho e que o produz de forma artesanal no sul do Brasil, o enólogo Firmino Splendor, habilitado pela primeira turma de profissionais do Brasil, em 1962, é fonte de informações para reportagens sobre a data, a ser comemorada com uma grande festa na Serra Gaúcha.


Firmino Splendor
Proprietário da Adega Splendor, em Bento Gonçalves (RS), Firmino Splendor é fundador da Associação Brasileira dos Técnicos em Viticultura e Enologia, e o primeiro presidente - cargo que ocupou por dez anos. Participou de concursos internacionais de degustação nos continentes americano, europeu e asiático e possui uma experiência em agroindústria privada, na área enológica, de mais de quatro décadas. Por 25 anos foi professor de Enologia do Brasil e da legislação vinícola brasileira pela única escola de âmbito federal no país. 
Atualmente, Splendor é empreendedor na elaboração de licores naturais, sendo o pioneiro no país. Aliando experiência  e tecnologia, implantou uma filosofia de produto natural para inserção de um sabor diferenciado na cadeia mercadológica. Reconhecida pela qualidade de seus licores, a Adega Splendor lança três espumantes: os espumantes Brut Champenoise, Moscatel e Prosecco. A marca oferece espumantes com o sabor particular Cuvée, o que conferiu a medalha de ouro ao Firmino Splendor Espumante Brut e ao Firmino Splendor Espumante Prosecco no IV Concurso Internacional de Vinhos do Brasil (2008).

Mercado no Brasil
O mercado de vinhos finos no Brasil está aquecido e os produtos nacionais vêm ganhando mercado sobre os importados. O consumo de vinhos tintos finos (feitos de uvas vinífera, de melhor qualidade) produzidos em solo nacional cresceu 14,6% em 2009, ante uma alta de 2% do produto do exterior. As vinícolas gaúchas, que representam 90% do mercado nacional, produziram 13 milhões de litros de vinhos finos tintos, ante uma comercialização de 59 milhões de litros de vinhos finos de procedência internacional. Incluindo vinho de mesa (de menor qualidade), além das variedades branca e rosada, a produção gaúcha de vinhos sobe para 240 milhões, alta de 12% frente a 2008.

Sobre a Adega Splendor
Localizada no Parque Industrial São Valentim, em Bento Gonçalves, a Adega Splendor une tradição e produção artesanal na fabricação de licores e espumantes. Criada em 1997, a vinícola é comandada pelo enólogo Firmino Splendor, um dos fundadores da Associação Brasileira de Enologia (ABE), professor de enologia com especialização na França e autor de obras literárias sobre o assunto. Descendente de imigrantes italianos, o proprietário mantém a qualidade dos produtos com sensibilidade e técnica adquiridas em quase 50 anos de experiência.


Um brinde a todos os nossos leitores!!!
Por isso, hoje, faça frio ou calor, é dia para brindar com um bom vinho e aproveitar para comemorar uma das bebidas mais harmoniosas que existem para todas as ocasiões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário