sábado, 16 de julho de 2011

1º Beer Experience - São Paulo terá pela primeira vez uma Festival de Degustação de Cervejas Artesanais



1º B E E R E X P E R I E N C E

Festival de Degustação de Cervejas Artesanais – brasileiras e de vários países do mundo –

acontece em São Paulo DIA 20 DE AGOSTO para os apreciadores da bebida

Água, malte e lúpulo e levedura segundo a Lei de Pureza (Reinheitsgebot) são os únicos ingredientes para se fazer cerveja de verdade. Porém, na fabricação de algumas cervejas artesanais consideradas "gourmet", além desses ingredientes que devem ser de excelente qualidade e procedência, outras "misturas finas" como pimenta, coentro, chocolate, café, mel, verbena e até bacuri (fruta típica da Amazônia), podem ser encontradas nas receitas sigilosas que são elaboradas pelos respectivos fabricantes.

Esses diversos sabores e aromas devem compor os temas das rodas de degustação entre os "cervejeiros" durante a 1º Beer Experience - Festival de Degustação de Cervejas Artesanais Nacionais e Importadas, que acontece no dia 20 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP). O evento pretende saciar o crescente público, que terá a oportunidade única de degustar cerca de 180 rótulos vindos de países como Itália, Bélgica, República Tcheca, Estados Unidos, Escócia, Alemanha e, claro, várias do Brasil também, desde as mais conhecidas até as dos menores produtores.

Fabricações únicas e inusitadas deixam perplexos os diversos fãs e conhecedores da bebida, que parecem se multiplicar a cada dia. As possibilidades são inúmeras, desde cervejas com mais ou menos lúpulo (que define o amargor), as "biére brut" produzidas com o mesmo método do champagne, as escuras e saborosas stouts, as lambics de fermentação espontânea e ainda as extremas com teores alcoólicos que podem chegar acima de 40%.

Idealizado e organizado pelo empresário e sommelier de cervejas André Cancegliero e com o suporte de Alan Gregor Sene, técnico cervejeiro e professor de cervejas artesanais do Curso Brewing Pride, o festival pretende reunir mais de 40 expositores entre fabricantes, importadores, distribuidores, Acervas (Associação dos cervejeiros artesanais) e produtos relacionados ao mercado cervejeiro, para apresentar aos apreciadores de cerveja as novidades e curiosidades do setor. "O mercado de cervejas gourmet cresceu muito e o brasileiro está descobrindo o sabor de cervejas mais encorpadas, aromáticas, adquirindo paladar mais sofisticado, a fim de degustar as novidades que chegam ao mercado", explica André.

Existem hoje aproximadamente 20 mil rótulos de cervejas no mundo divididos em 180 estilos. “O brasileiro, acostumado a beber apenas a cerveja tipo Pilsen, tem descoberto as cervejas superpremium e artesanais e buscado mais conhecimento para saber apreciá-las”, ressalta o sommelier André. Só no Brasil existem cerca de 90 microcervejarias. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 1,7 mil microcervejarias constituem a respeitada "escola americana". Esses números explicam outra característica do mundo cervejeiro: “Para fabricar cerveja não é necessário ter amplo espaço ou esperar época do ano favorável. Qualquer pessoa, com alguns conhecimentos específicos, pode elaborar a sua própria cerveja e fazê-la em casa, se quiser. Na minha loja de insumos as pessoas encontram todos os ingredientes para produzir uma cerveja de qualidade”, indica Cancegliero, que também fabrica seu próprio rótulo de cerveja, a "Urbana".

O evento "Beer Experience" pretende reunir 5 mil visitantes, que poderão harmonizar suas cervejas preferidas com deliciosas comidinhas preparadas nos seis restaurantes participantes com seus menus elaborados especialmente para o dia. Os convites poderão ser adquiridos no site do Festival ou em algumas lojas/bares especializados em cervejas como Empório Alto de Pinheiros em São Paulo.

SERVIÇO:

1º BEER EXPERIENCE - FESTIVAL DE DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS
Data: 20 de agosto (sábado)
Horário: das 10h às 21h
Convite: R$ 40,00
Telefone para informações: 11-6493-9452
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
End.: Rua Frei Caneca, 569 – 5º andar – Consolação - São Paulo/SP
www.beerexperience.com.br
Mais informações para a imprensa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário