segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alcaparra, fonte de fibras e vitaminas


 

Alcaparra, fonte de fibras e vitaminas





 

















Originária da Ásia, popularmente conhecida como alcaparra, é um arbusto da família das Caparidáceas. Muito cultivada na Espanha, França, e Grécia. Planta de raro cultivo no Brasil. É fonte de vitaminas C e K, fibras, sais minerais, proteínas e carboidratos. Ela tem propriedades que estimulam o apetite e são digestivas. Não é conveniente colocar as alcaparras no início do cozimento, pois seus sabores perdem propriedades. Essencial no preparo do molho tártaro.

Como eu planto
O clima do Brasil não permite o plantio das alcaparras mas entenda o processo de colhimento. Os botões são colhidos antes de se tornarem grandes flores brancas, e expostos ao sol durante um dia para perder um pouco de água. Após a dessalinização há uma seleção entre os melhores e então são mergulhadas em vinagre. Utilizam-se os botões florais, que devem ser colhidos rapidamente, antes que se abram e se tornem grandes e vistosas flores brancas.
Como eu uso
Costumo fazer receitas rápidas, fáceis, que podem ser preparadas com antecedência e ficar na geladeira por algum tempo sem estragar.
Uma receita divertida que eu adoro preparar com alcaparras é um patê original do sul da França, região da Provença, que aprendi com meu irmão após seu retorno pelo país da baguette.
Tapenade é uma palavra derivada de tapeno, que significa alcaparra no dialeto provençal. A pasta leva 200g de azeitonas pretas sem caroço, duas colheres de sopa de alcaparras (escorra todo o vinagre), dois dentes de alho descascados, suco e raspas de um limão siciliano, dez colheres de sopa de azeite de oliva (se você tiver, use azeite de oliva com limão), 50g de alici escorrido, cuidado para não salgar. Eu prefiro bater tudo no processador, experimente fazer no pilão, o produto final fica mais consistente. Essa receita sempre me salva quando recebo amigos e não tenho tempo de preparar nada. Ela pode ser servida com fatias de baguette torradas.
Como eu armazeno
Os romanos costumavam conservá-las em sal ou vinagre, um método ainda utilizado. Eu gosto de reutilizar os vidrinhos de alcaparras tiro o rótulo, lavo, seco bem e guardo outras especiarias longe da umidade, do calor excessivo e sempre bem fechado.

 Salmão ou molho de manteiga e de alcaparras
Uma  receita simples, porém deliciosa. O contraste entre os sabores dá rebuliço em quem come tal prato… Principalmente em almoços em dias ensolarados. Bom apetite a todos!

Ingredientes:
1 kg de filé de salmão
2 colheres de shoyu
4 dentes de alho
Salsa picadinha
2 colheres de alcaparra lavadas
2 colheres de cogumelos
Azeite extra virgem
Sal
Vinagre
Gotas de limão
1 pacote de manteiga comum com sal

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador o shoyu, o sal, 2 dentes de alho, 1 colher de azeite, sal a gosto, algumas gotas de limão e 1 xícara (café) de vinagre. Bata tudo e coloque no peixe, deixe por 1 hora. Depois leve o peixe ao forno com o couro virado para baixo, a 150°, por cerca de 40 minutos.

Molho de manteiga:
Derreta a manteiga em banho-maria para não saturá-la. Quando estiver derretida, coloque 2 dentes de alho picadinhos, as alcaparras, os cogumelos, umas gotas de azeite e por último a salsa picada. Retire o peixe do forno, coloque o molho em cima e sirva acompanhado de fritas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário