terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Canela: harmoniza com doces e salgados


 
 
Canela: harmoniza com doces e salgados
 
 
 

Receitas Brasileiras: Doce de Banana com a Especiaria Canela

 

Doces Brasileiros: Bolo de Fubá com as especiarias coco e erva-doce

 

 

Vídeo: Panna Cotta de Leite de Coco com Maracujá

 

Risoto de Camarão com Cajú e Coco
 
Vídeo: Curau com Leite de Coco e a Especiaria Canela
 
 




 
 

A canela é uma das especiarias mais antigas. No início da Idade Média, Pliny, o Ancião, escreveu que 350 gramas da especiaria canela correspondiam a 5 mil gramas de prata. Somente os ricos e poderosos tinham acesso a especiaria. Em 65 a.C., o Imperador romano Nero queimou o correspondente a um ano de fornecimento de canela no funeral de sua esposa, possivelmente em decorrência do remorso que sentia por ter causado a sua morte. Na China, onde há registros de seu uso em 2500 a.C, era utilizada para o tratamento de febre, diarreia e problemas no ciclo menstrual. No Egito, onde era usada para embalsamentos, as menções são de 1600 a.C. Chegou a Europa através da rotas das especiarias e ainda hoje, a maior parte da canela consumida é cultivada no Oriente. No Brasil, a canela mais consumida atualmente é a canela-cássia – conhecida em muitos países como canela-chinesa. Para o uso em pratos doces, bolos e biscoitos, o mais comum é usar canela em pó. Para aromatizar caldas, vinhos ou cremes, é melhor optar pela canela em pau, que pode ser retirada assim que o processo acabar. Seu uso em pratos de carne não é muito propagado, mas qualquer pessoa que tenha visitado países árabes reconhecerá o efeito de colocar um pouco de canela dentro de um cozido de carneiro.
 
Como eu uso, planto e  armazeno
 
Como eu uso
Mês de férias e aja criatividade para distrair minhas filhas. Foi justamente pensando nisso que fui juntando receitas ao longo do semestre. A maioria foi feita nas aulas de culinárias que elas frequentam nas escolas desde pequenininhas. E é por isso que apesar de terem só dois e cinco anos já demonstram alguma intimidade com as panelas. Dia de ir para cozinha aqui em casa é uma festa. Vamos às receitas que fizemos essa semana:
Maçã Crocante
Misture duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de canela em pó. Reserve. Sobre a forma untada com margarina, espalhe duas maçãs picadas. Salpique sobre ela a canela com açúcar. Por cima, jogue meia caixa de flocos de milho e leve ao forno até que fiquem dourados. Sirva quente com sorvete de creme.
Bolo de banana com farinha de rosca
Misture uma xícara de óleo, dois ovos, dois copos de farinha de rosca, dois copos de açúcar, duas bananas amassadas. Ponha sobre uma forma untada e enfeite com bananas cortadas em tira, açúcar e canela.
Obs.: A receita original sugere bananas d’água. A professora da Dudu, minha caçula, usou bananas nanicas. Eu, como só gosto de banana prata, optei (de modo não muito democrático) por essa “modalidade” e amei.
Por Fernanda Medeiros
 
Como eu planto
O pé de canela necessita de 1.500 milímetros de chuva bem distribuída por ano, temperatura média anual acima de 25ºC e umidade relativa do ar em torno de 80%. De ciclo perene, pode atingir até nove metros de altura e 35 cm de diâmetro no tronco. Tem folhas verde-claras, brilhantes e lisas e muitos cachos ramificados com flores pequenas e amarelas ou esverdeadas. É da casca do tronco que se extrai a canela.
Como eu armazeno
A canela deve ser armazenada em um recipiente de vidro hermeticamente fechado em um local fresco, escuro e seco. Canela em pó pode ser guardada por até seis meses, enquanto que a canela em pau pode durar até um ano. Para estender sua validade, é aconselhável guardá-la na geladeira.
Por Fabiana Brunini
 
Armazém das Especiarias
Maior site de especiarias do Brasil, o Armazém das Especiarias é um site de gastronomia direcionado a quem que trabalha na área ou tem como hobby preparar pratos diferenciados. Para isso, ensina como plantar, conservar e usar especiarias originárias de todo o mundo, além de contar a história e as lendas de muitas delas. Também publica receitas elaboradas pelas próprias autoras do site e por chefs consagrados. O endereço do site é  armazemdasespeciarias.com.br    
 

 
 
 
 
 
c 


Nenhum comentário:

Postar um comentário