segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Churrasco leve para o Carnaval é opção para quem quer cair na folia


Churrasco leve para o Carnaval é opção para quem quer cair na folia

Uma alternativa mais leve e nutritiva para quem vai se divertir e gastar bastante energia durante os quatro dias do Carnaval é preparar um churrasco com carnes magras, acompanhadas de legumes, verduras e frutas. As dicas são da Cruzeiro Carnes, com unidades e Santos e Cubatão, no litoral Paulista.

 

Segundo a nutricionista Tatiana Branco Barroso, diretora da NutriAction, neste período de verão, o ideal é sempre manter a alimentação leve, mesmo no churrasco. "As carnes magras saciam a vontade e não pesam na hora de cair na folia. A digestão fica mais facilitada quando optamos por carnes menos gordurosas e acompanhamentos mais frescos, como saladas e legumes grelhados, diminuindo as sensações de indigestão e sonolência,muito comuns nas refeições mais pesadas".

 

Uma ótima sugestão é o espeto misto com cubos de bombom de alcatra, peito de frango, cebola e pimentões (verdes, amarelos e vermelhos). O visual é supercolorido e o sabor dos legumes imprime um tempero mais picante às carnes. Para quem prefere um frango mais úmido, pode usar cubos feitos com sobrecoxa  desossada e sem pele. 

Nesse mesmo espeto você pode incluir também tomates cereja, ou cubos de tomate caqui, pedaços de abobrinha, entre outras leguminosas. A sua criatividade dá o toque final e a mistura de cores dá o colorido ao prato. Outra dica saborosa, principalmente para quem viaja com crianças, são os espetos de batata e cenoura em cubos, e brócolis e couve flor assados na brasa.

Para acompanhar, Bernardo Tomaz Farias, proprietário da Cruzeiro Carnes, sugere fatias de abobrinha e berinjela grelhadas, ou até um queijo branco derretido na chapa. “Um mix de folhas, que comporão deliciosa salada verde (Agrião, alface roxa, crespa, lisa, americana, rúcula, tomate cereja e manga), completam a refeição”, sugere.

Até mesmo a sobremesa pode ser elaborada na churrasqueira e na hora. Basta assar rodelas de abacaxi e bananas inteiras (com casaca) na brasa. Depois é só peneirar açúcar e canela. Para incrementar, bolas de sorvete de creme.

"O abacaxi é excelente pedida, pois ajuda na digestão e é importante fonte de vitamina C, que fixa o ferro das carnes em nosso organismo", explica a nutricionista.

Porções e temperos

Para preparar o churrasco, a quantidade sugerida é de aproximadamente 350 gramas de carne por pessoa (carne e frango), fora os acompanhamentos. 

Para temperar, faça uma marinada de vinho, alho, sal e ervas (salsinha e cebolinha) e deixe o frango na geladeira, imerso no tempero por algumas horas. A carne deve ser temperada só com sal grosso. Frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados em água corrente antes do uso.

 

Serviço:

A Cruzeiro Carnes fica na Av. Sen. Pinheiro Machado, 728, no Marapé, em Santos
e na Av. Brasil, 238 – Jardim Casqueiro – Cubatão. Informações pelo telefone 3251-1342.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário