terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Primeiro pet? Confira dicas úteis para os "donos de primeira viagem"


PRIMEIRO PET? CONFIRA DICAS PARA A ESCOLHA DO ANIMAL E OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA QUE ELE TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL

 

Atenção, carinho e amor são os primeiros passos para que os pets tenham uma vida feliz e momentos especiais ao lado do dono

 

Criar um pet é um trabalho muito cuidadoso. Além de muito carinho e atenção, o dono deve estar atento a tudo que ocorre com o animal para que ele tenha uma vida segura e feliz. Além disso, é necessário que se tenha um veterinário para atendê-lo sempre que houver algum problema e, obviamente, deixar as vacinas sempre em dia.

 

Abaixo, é possível conferir passo a passo os principais cuidados com o primeiro pet:

 

Como adquirir um pet

Um animalzinho pode ser adquirido em pet shops, junto a criadores ou em feiras de doação. O importante é que seja observado se o pet apresenta uma boa condição em relação a sua saúde, como vacinas e vermifugação em dia, se a escolha do local para a aquisição é idôneo e, antes de definir a aquisição do pet, é preciso avaliar se todos da casa estão de acordo, se o espaço é adequado para a raça escolhida e se a família está preparada para ter o pet por longos anos.

 

É fato que o mercado pet encontra-se aquecido, o que resultou em 2012 uma renda de R$ 13,6 bi, segundo ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).  Além de  existirem muitos animaizinhos disponíveis para compra, é possível encontrar filhotes e adultos para adoção. “Ao comprar ou adotar um pet é importante que a posse seja responsável”, afirma a doutora Isabella Vincoletto, veterinária da Vetnil. “Na hora da escolha, além da idoneidade do local, é importante optar pela empatia e escolher aquele que a pessoa mais se identificou”, completa.

 

Arrume a casa para receber o animalzinho

É muito importante deixar a casa pronta para receber o filhote. O espaço deve ser seguro para que ele se sinta tranquilo. Primeiramente, é bom tirar os vasos de plantas e flores do chão e, quem reside em casa, deve ter cuidado com o jardim, por exemplo. Peças valiosas do mobiliário, tapetes, estantes baixas com objetos e livros à vista, sapateiras abertas e baixas devem ser retirados ou isoladas, pois podem ser roídas pelos filhotes. 

 

Compras necessárias

Além do animalzinho, é necessário comprar alguns itens indispensáveis para os cuidados do pet. São eles: vasilha para água e ração (de preferência a mesma fornecida no canil/abrigo ou a indicada pelo médico veterinário); guia e coleira; escova e pente para cuidados com os pelos; shampoo e condicionador; brinquedos; acessório de identificação do cão para ser colocado na coleira com o nome do animal, nome do dono e telefone; ossinhos e snacks para distração; caixa de primeiros socorros; escova de dentes e pasta para cães. 

 

Para cuidar da higiene bucal dos pets, uma dica é o Periovet Gel, da Vetnil. O produto é inovador e serve tanto para cães, quanto para gatos. Trata-se de uma solução sabor menta a base de Digluconato de Clorexidina a 0,12%, para auxílio da manutenção da saúde bucal e do controle da halitose. É capaz de promover a higienização da cavidade oral através da aplicação sobre as superfícies dentárias e gengivais, podendo também ser utilizado como enxaguante bucal. Trata-se de um produto determinante para a higienização oral especialmente antes, durante e após avaliações e procedimentos na cavidade.


Alimentação

Para filhotes, devemos optar pela ração específica para filhotes. Existem diversos tipos e marcas no mercado, e a melhor opção deverá ser indicada pelo veterinário, na primeira consulta ao animal. A quantidade ideal de ração a ser oferecida ao filhote varia de acordo com a raça e o peso do pet. Se no começo o filhote rejeitar a ração, é recomendado insistir e evitar misturar outro tipo de alimento, como carne e arroz, que não fazem bem ao filhote e dificultam sua adaptação à ração.

À partir de 1 ano de idade, o cão pode passar a comer a ração para adultos, que também deve ser administrada de acordo com o peso e a raça do animal. “Filhotes pequenos devem se alimentar de 3 a 4 vezes por dia e essa quantidade deve ser diminuída à medida em que vão crescendo, por exemplo, cães adultos devem comer apenas duas vezes por dia”, afirma a Dra. Isabella Vincoletto, veterinária da Vetnil. “O excesso de alimentação em cães acima de 1 ano pode gerar obesidade e acarretar uma série de problemas à saúde do animal”, acrescenta. Deve-se também evitar alimentar o animal apenas uma vez por dia, impedindo que ele coma grandes quantidades de uma só vez, o que também causa problemas de saúde, principalmente em raças de porte grande.

Banhos

Os banhos são recomendados para animais acima de 45 dias de idade. O animal deve ser banhado com água morna e ter os ouvidos protegidos com algodão, para evitar a entrada de água. Deve-se usar sabão de coco ou shampoo neutro. Pode-se usar, ainda, shampoos específicos para cada tipo de pelagem. Em cães de pelagem longa recomenda-se ainda o uso de condicionador específico para pelos de animais.

 

Cuidados com a pelagem

Raças de pelagem longa devem receber a primeira tosa higiênica aos 3 ou 4 meses, e, após isso, tosas periódicas a cada 2 meses. Além disso, é importante escovar diariamente o pelo do animalzinho para que eles não embaracem.

 

O mais importante de todos os cuidados é a atenção integral ao cãozinho, pois, assim como uma criança, ele não sabe o que fazer, nem quais os perigos reais para a sua vida. É importante frisar que, se não houver nenhuma ocorrência, ele  seguirá o dono por longos anos, dando amizade, fidelidade e amor de sobra.

 

Sobre a Vetnil

Fundada em 1994, a Vetnil está entre os cinco maiores laboratórios brasileiros de produtos veterinários e é líder no mercado nacional de equinos. A empresa é fabricante de suplementos alimentares e medicamentos que garantem a saúde e a qualidade de vida de animais domésticos e reprodutores, além de aumentarem a performance de animais atletas.

 

Entre seus produtos estão suplementos e medicamentos para pets (caninos, felinos, aves ornamentais, pássaros e roedores), avestruzes, bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos e suínos. Investimentos em pesquisa garantiram à Vetnil a premiação Melhores do Agronegócio 2011 na categoria Produtos Veterinários, promovido pela Revista Globo Rural. A empresa conquistou também outros importantes prêmios promovidos pela imprensa brasileira, dentre os quais “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), o de “Melhor empresa do setor de produtos veterinários (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), além de ter figurado entre as “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Revista Época) e entre as “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar 2006” (Revista Época). Em 2011, graças a seus investimentos em pesquisas, a Vetnil conquistou o prêmio “Melhores do Agronegócio”, concedido pela revista Globo Rural.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário