quarta-feira, 18 de maio de 2011

Casa Cor 2011 - Suíte Presidencial - Arquitetas Samia Sarayedine Testa e Renata Seripieri

A SUÍTE PRESIDENCIAL DE LULA

Samia Sarayedine Testa e Renata Seripieri homenageiam, na Casa Cor, o ex-presidente Lula e Dona Marisa, que emprestaram objetos de seu acervo pessoal para compor o ambiente. O tema é brasilidade, sustentabilidade e tecnologia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dona Marisa Letícia Lula da Silva terão parte de sua personalidade revelada na Casa Cor 2011, pelas mãos da arquiteta Samia Sarayedine Testa e da designer de interiores Renata Seripieri. Batizado de “Suíte Presidencial”, o espaço do Casa Hotel traz objetos do casal e móveis e materiais que traduzem o melhor do Brasil. É a primeira vez, em 25 anos de história do evento, que a Casa Cor homenageia um presidente.

O tema “brasilidade” está sempre presente no espaço que, na tradução das profissionais, hospedaria o casal presidencial. Móveis assinados, artesanato de várias partes do país, esculturas e telas de renomados artistas nacionais, rendas do Nordeste e pedras brasileiras, além de itens admirados pelo casal, ganharam nova leitura no espaço que promete ser um dos mais concorridos da Casa Cor. Para dar vida e personalizar o ambiente, Lula e Dona Marisa emprestaram peças de uso pessoal. "Projetamos o espaço com a intenção de mostrar quem são os seres humanos por trás do presidente e da primeira dama", assinala Samia. “Embora seja um projeto contemporâneo e sofisticado, procuramos manter a simplicidade e a história dos homenageados”, completa Renata.

Com 100 metros quadrados, a "Suíte Presidencial" é composta por quarto, living, closet, sala de banho e varanda. São espaços em tons de bege, que apostam na sustentabilidade, com piso em bambu, tecidos e fibras naturais e móveis com madeira certificada, fabricados pela indústria brasileira. Uma bela cama com a cabeceira em couro trançado remete ao Nordeste – “um jeito novo de mostrar, com tecidos e texturas diferentes”, explicam. Uma designer de iluminação desenvolveu o lustre do quarto, especialmente para o ambiente.

Ao lado da mesa de trabalho, feita em osso, uma prateleira exibe a foto da segunda posse do presidente Lula e imagens produzidas por fotógrafos brasileiros sobre temas nacionais. E o melhor: um roupão em linho e dois chapéus da coleção de Dona Marisa, além de um chapéu panamá, uma bola e a camisa do Corinthians, verdadeiros xodós de Lula, saltam aos olhos, conferindo personalidade ao ambiente. "Sugerimos a inclusão de objetos pessoais e eles aceitaram na hora. Deixamos o casal à vontade para escolher", conta Renata.

O closet é dividido em dois: o lado da senhora e do senhor, com grande espaço para a organização dos objetos pessoais. Neste local ganha destaque a iluminação, contínua e difusa. Na sala de banho, uma grande parede de 16m2 feita totalmente em ônix representa a admiração de Dona Marisa pela beleza das pedras. "Ela nos contou que sempre usava pedras e artesanato brasileiro como forma de valorizar nosso país", lembra Samia.

Com hábitos da típica família brasileira, o casal adora assistir à televisão, de preferência, rodeado da família. Lula, como todos sabem, não perde um jogo do seu time do coração. Então, o home theater aparece no quarto e no living, composto por um confortável sofá de algodão. A aconchegante cadeira do presidente foi produzida em couro de vaca, resultando num móvel sofisticado e atual. E uma mesinha redonda, com cadeiras em fibra natural, serve para o café da manhã ou para o momento do baralho, um dos passatempos prediletos de Dona Marisa.

O living ainda conta com uma varanda, ocupada por belíssimas bananeiras, planta tipicamente brasileira. "O ambiente valoriza o bem-estar e o conforto", completa Renata. A "Suíte Presidencial" ainda tem um aroma exclusivo, desenvolvido especialmente para o ambiente, e escolhido por Dona Marisa.



A tecnologia marca presença em todo o espaço. As profissionais pesquisaram o que há de mais moderno no mercado. A porta pivotante da entrada é controlada pela fechadura digital, que dispensa o uso de chaves digitais ou maçaneta. A suíte conta com sistema de automação. Ou seja, o controle da iluminação, do som e do vídeo, do ar-condicionado, da cortina e da banheira pode ser feito por meio do painel touch screen no local e também remotamente e online, por tablet ou smartphone - foram criadas diferentes cenas de iluminação, pré-programadas. A televisão fica embutida na porta do armário, sendo visualizada somente quando ligada. As caixas de som são outro destaque: totalmente imperceptíveis e não aparentes. Elas estão posicionadas acima do gesso e o som se propaga em contato com o forro.





SAMIA SARAYEDINE TESTA é arquiteta, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especializada em Feng Shui. Atua com projetos na área residencial e corporativa, visando sempre qualidade de vida e bem-estar.

RENATA SERIPIERI é designer de interiores, com projetos que buscam a valorização da funcionalidade nos espaços. Atua na área residencial e corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário