segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Marcelo Tas finaliza gravação de audiolivro

O jornalista multimídia Marcelo Tas concluiu nesta semana a narração do audiolivro Engolido pelas Labaredas, do humorista norte-americano David Sedaris, lançamento da Editora Nossa Cultura previsto para outubro. A obra relata, com o humor ácido característico de Sedaris, situações cotidianas vividas pelo autor.

“Eu nunca tinha pensado em narrar um livro. No momento em que recebi o convite pesquisei sobre o mercado e não imaginava que as pessoas se interessavam tanto pelos audiolivros. Já é um mercado muito estabelecido na Europa e Estados Unidos. Não é voltado apenas aos deficientes visuais, mas também às pessoas que querem distrair-se durante o trânsito caótico das cidades ou enquanto caminham pelo parque”, declarou Tas.

Marcelo conheceu Sedaris durante a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) 2008 e disse que os dois possuem muito em comum “Temos a mesma idade e somos comunicadores com experiência em rádio”. “O texto do Sedaris tem as palavras bem encadeadas, ele não se preocupa apenas com o significado delas mas com a sonoridade também, para que o texto fique gostoso de ler. E como a tradução foi muito bem feita, a versão em português manteve esse estilo e a leitura está bastante gostosa”, disse Tas. “Parece que estou vendo um filme no momento em que estou narrando”.

Tas afirmou ter gostado bastante da experiência de narrar um livro e a preparação incluiu descobrir o tom para narrar a história para uma única pessoa. “Estou acostumado a falar para várias pessoas ao mesmo tempo, que é como as coisas funcionam na TV. Para esse trabalho tive que aprender a falar para uma só, já que, em geral, se ouve o audiolivro separadamente”. Tas não quis ensaiar muito. “Acho que o primeiro resultado é sempre o melhor”. Ele complementou ainda que preferiu imprimir tons diferentes para retratar os diversos personagens que aparecem nos contos em vez criar vozes para os personagens.

Somente a narração de Tas consumiu 20 horas. Ao todo, segundo a Editora Nossa Cultura, o trabalho de produção sonora de um audiolivro como o “Engolido pelas Labaredas” deve consumir cerca de 50 horas de estúdio, entre gravação, edição, revisão e finalização

Engolido Pelas labaredas é a sexta coletânea de relatos autobiográficos de David Sedaris e já foi traduzido para 25 idomas. O audiolivro será lançado pela Editora Nossa Cultura em outubro em faixas de MP3.


Sobre a Nossa Cultura
– Com sede em Curitiba (PR), a editora Nossa Cultura é especializada em audiolivros (ou audiobooks) e mídias que destaquem os recursos audiovisuais. Bastante popular em países como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, o audiolivro, em CD, pode ser ouvido em diferentes ambientes e situações, sendo a maneira mais prática de manter-se informado e desfrutar de grandes obras de maneira inovadora. O catálogo da Nossa Cultura é composto por mais de 250 títulos, entre obras próprias e de parceiros. Entre os títulos próprios destacam-se as coleções Pensamento Vivo, de Rubem Alves (quatro volumes) e de Celso Antunes (quatro volumes), a coleção Rubem Alves infantil (três volumes), da Comédia Stand-Up, os audioguias de Barcelona, Nova Iorque e Rio de Janeiro, Darfur – uma nova história de uma longa guerra, China na África e A Família do Milênio. Na área de negócios, a Nossa Cultura tem os audiolivros A Nova Proposta de Warren Buffett, Cartas a um Jovem Investidor, de Gustavo Cerbasi, Terapia Financeira, Porque queremos que você fique rico e Pai Rico, Pai Pobre. As biografias também estão presentes “Cartas a uma jovem atriz” da atriz Marília Pêra e “ A saga das mãos” do maestro João Carlos Martins, são exemplos. O catálogo completo pode ser conhecido no site www.nossacultura.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário