quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Jogos eletrônicos - "Games for Change" chega a Taubaté

Games for Change chega a Taubaté
Criada nos Estados Unidos, rede para disseminação de
jogos digitais que promovem transformação social agita o país


A rede Games For Change (G4C) chega à cidade de Taubaté, em São Paulo, para o festival Ligação – Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação, que acontece de 12 a 16 de outubro. O objetivo da rede é promover a pesquisa, criação, inovação e disseminação de jogos digitais voltados à transformação social. Esta será uma das atrações do festival, dentro da programação que será realizada na Universidade de Taubaté (UNITAU) e no Sítio do Picapau Amarelo.

Tentar selar a paz entre dois países que vivem em guerra, buscar meios de colaborar para a reconstrução de um lugar arruinado por uma catástrofe ambiental, encontrar uma solução para o trânsito caótico das grandes metrópoles. Esses são alguns exemplos dos desafios que os jogadores enfrentam nesses games. “Ludicamente, o objetivo desses jogos é sensibilizar as pessoas, fazer com que elas reflitam mais e melhor sobre problemas e questões relacionados ao meio ambiente, à sociedade, à economia, entre outros”, explica Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela realização dos eventos da rede na América Latina, em parceria com a Fundação Volkswagen e a AMD Foundation.

Durante o festival que será realizado em Taubaté, a rede G4C marca presença em diversos workshops com assuntos relacionados ao tema e também vai realizar oficinas de criação de games. O público-alvo do evento é formado por estudantes universitários, professores de educação básica e de nível superior, pesquisadores, games designers, empresários e gestores públicos. “Para quem gosta de games e de mudanças sociais, é sem dúvida alguma uma oportunidade inédita para participar de um debate de boas ideias, de conhecer e contribuir com a nossa proposta”, diz Schwartz.

Transformada em uma organização sem fins lucrativos, a rede nasceu nos Estados Unidos há sete anos. Este é o primeiro ano em que ela vem ao Brasil, numa série de eventos que serão realizados até dezembro. Depois de Taubaté, irá para Salvador, São Carlos e, por último, São Paulo.

A programação completa do festival Ligação pode ser conferida no site da rede Games for Change (www.gamesforchange.org.br) ou do Instituto Todo Mundo (www.institutotodomundo.org.br) – que com a ajuda da curadora Márcia Moura colaborou para a realização do evento na cidade, em parceria com a UNITAU e a Cidade do Conhecimento da USP.

Sobre a Cidade do Conhecimento

É um grupo de pesquisa que desenha e implementa iniciativas de Emancipação Digital conectando USP e centros de pesquisa, empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil. O projeto é associado ao Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP e liderado no Depto. de Cinema, Rádio e TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário