terça-feira, 3 de abril de 2012

Artigo - TRANSTORNO DO PÂNICO


Artigo - TRANSTORNO DO PÂNICO

Também conhecido como Síndrome do Pânico

O Transtorno do Pânico se caracteriza pela ocorrência espontânea e inesperada de crises de pânico – ataques agudos e graves de ansiedade, de curta duração, recorrentes e frequentemente incapacitantes (obriga a pessoa parar de fazer o que estava fazendo) – com ou sem fator desencadeante conhecido.

Exemplo:

Teresa é comissária de bordo e depois de uma intensa turbulência durante o voo passa a sentir dores de cabeça toda vez que entra no avião, melhorando ao término do voo. A comissária busca a Terapia Transgeracional e durante a sessão surge um homem pilotando um avião de combate, perseguido por outros aviões. Num determinado momento, ela sente dor intensa na cabeça e tudo fica escuro. Ao final da sessão terapêutica a cliente não apresentava mais a dor, que desapareceu definitivamente, inclusive durante as horas trabalho. 

Todos os animais – incluindo o homem – possuem um sistema de "alerta", que é disparado toda vez que acontece uma ameaça à integridade física. Seu propósito é defender o organismo e manter a vida. Em alguns casos, a sensação de perigo iminente não é proporcional ao fato real, mas sim relacionada a um trauma antigo, registrado na memória inconsciente e herdado do campo de consciência da família de origem ou da consciência arquetípica da pessoa (pode-se pensar em vida passada).

Depois de um ataque de pânico é possível que a pessoa desenvolva um medo de estar sozinha em lugares públicos (agorafobia), especialmente se for difícil encontrar auxílio, caso os sintomas surjam novamente. Isso faz com que o indivíduo passe a solicitar a companhia de amigos ou parentes.

Os sintomas podem ser confundidos com outras condições clínicas como o infarto agudo do miocárdio, arritmias, doenças da tireóide e abuso de substâncias. Por seu cunho dramático, pessoas que sofrem desse transtorno costumam procurar os serviços médicos de emergência.

FATORES DESENCADEANTES


O medo é uma antecipação de um sofrimento que já aconteceu e que pode ter ficado registrado na memória individual (pessoal), na memória da família de origem ou no inconsciente coletivo (memória espiritual) daquela pessoa.

Como já disse, sob esse ponto de vista, o Transtorno do Pânico é uma resposta natural de defesa para a manutenção da vida física (reação de luta e fuga), desencadeada por situações ansiogênicas que podem ter se originado em três momentos diferentes: (1) traumas originados nessa vida, considerados eventos reais; (2) traumas herdados do campo de consciência da família de origem; (3) registros de sofrimentos vividos em experiências arquetípicas (vivências passadas).

Essa memória inconsciente explica porque a resposta a uma situação traumática é sempre individual, tanto em relação à intensidade quanto à duração do estresse pós-traumático. Diante do mesmo evento, algumas pessoas tomam a frente e buscam os meios para sair daquela situação, enquanto outras paralisam e bloqueiam qualquer tipo de ação.

OCORRÊNCIA


Interessante notar que esse transtorno é mais comum em mulheres (2:1), começando em torno dos 25 anos. Constatou-se uma suscetibilidade para desenvolver esses sintomas, de 4 a 8 vezes maior em filhos de pacientes com Transtorno do Pânico, sugerindo a presença de um fator hereditário (herança familiar).

Os ataques de pânico podem ocorrer em outros transtornos psiquiátricos, principalmente fobia social e específica e transtorno de estresse pós-traumático.

CARACTERÍSTICA DAS CRISES


As crises têm duração média de 20 a 30 minutos, com rápida progressão dos sintomas, atingindo o máximo de sua intensidade em 10 minutos e raramente ultrapassando 1 hora. Podem se repetir diariamente ou semanalmente.

SINTOMAS PSÍQUICOS


Ataque súbito de extremo medo e sensação de morte e catástrofe iminente, SEM causa aparente; medo de enlouquecer ou perder o controle, desrealização (sensação de irrealidade referida ao ambiente) ou despersonalização (estranheza referida a si mesmo).

Podem ser desencadeados pelo estresse, por perdas, aborrecimentos ou expectativas.

SINTOMAS FÍSICOS


Os sintomas físicos incluem palpitação, sudorese, tremores, boca seca, calafrios ou sensações de calor, sensação de falta de ar ou de asfixia, dor ou desconforto torácico, náusea ou dor abdominal, tontura e parestesias. Em 20% dos casos pode haver desmaio.

Explicação: o organismo se prepara para um evento inesperado e terrível e despertam reações de defesa da vida tipo LUTA-E-FUGA, com liberação de grande quantidade de ADRENALINA na corrente sanguínea, provocando alterações fisiológicas necessárias para “enfrentar o perigo”: atenção plena, aumento da frequência cardíaca e respiratória que promovem uma melhor oxigenação dos músculos, deixando-os prontos para agir, etc.

A hiperventilação (aumento da frequência respiratória) geralmente realizada pela respiração bucal, se torna um dos maiores incômodos desse transtorno por provocar uma diminuição do CO2 que tem como consequência um aumento do pH sanguíneo e diminuição do cálcio (hipocalcemia) no organismo.  São consequências dessas alterações:

NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: vertigem, escurecimento da visão, sensação de desmaio.

NO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO: parestesias (formigamentos) que comumente se iniciam nas pontas dos dedos e se estendem para o braço ou para os pés, e adormecimento da região que do nariz e ao redor da boca (característico do quadro).

NA MUSCULATURA ESQUELÉTICA: Um aumento crescente da excitabilidade muscular, que costuma produzir tremores de extremidades e espasmos (contrações de pequenos grupos musculares) com tremores nas pálpebras, pescoço, tórax e braços, podendo chegar a tetania (contração muscular persistente), com dor torácica na porção alta do esôfago, sensação de aperto na garganta, dificuldade para abrir a boca e contratura das mãos. As cãibras são muito frequentes.

ESTUDOS DE NEUROIMAGEM revelam alterações no lobo temporal direito, núcleo caudado e giro hipocampal. É possível que o sistema líbico e o córtex cerebral estejam particularmente implicados na neuroanatomia desses transtornos.

PROGNÓSTICO E TRATAMENTO


A medicina tradicional trata com antidepressivos e benzodiazepínicos. A homeopatia tem se mostrado bastante eficaz no tratamento desse transtorno.

Sempre é indicado procurar tratamento psicoterápico. A Terapia Transgeracional tem por objetivo abordar diretamente o inconsciente, identificando, elaborando e dissolvendo o bloqueio traumático e liberando o sofrimento.

Dra. Laís de Siqueira Bertoche

Cargo: Médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário