terça-feira, 6 de abril de 2010

Grupo Orsa leva sua experiência em negócios sustentáveis à Feira Brasil Certificado, em São Paulo

Orsa Florestal, Jari Celulose, Papel e Embalagem, Ouro Verde Amazônia e Fundação Orsa compartilham expertises e relação sustentável na Floresta Amazônica com os visitantes da feira, que acontece de 07 a 09 de abril.

O Grupo Orsa, um dos principais conglomerados brasileiros no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, participará da IV edição da Feira Brasil Certificado, de 07 a 09 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo. 
Em ocasião inédita, o Grupo reunirá suas quatro empresas – Orsa Florestal, Jari Celulose, Papel e Embalagem, Ouro Verde da Amazônia e Fundação Orsa, para mostrar in loco o conceito dos 3 Ps (people-pessoas, profit-lucro, planet-planeta), no qual está embasada sua gestão de negócios e seu compromisso com a sustentabilidade.
O conglomerado possui a primeira fábrica de celulose no mundo que tem certificação 100% FSC para toda a cadeia de custódia e área total plantada com ISO 14001, além de ser pioneiro na certificação FSC para a produção de papel reciclado 100% pós consumo. Na divisão de floresta nativa, sua operação já foi concebida dentro dos formatos da certificação florestal.
A quarta edição da feira será uma oportunidade de conferir as atividades do Grupo, que tem como filosofia o desenvolvimento de negócios economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.
As atividades de todas as empresas estão intrinsecamente relacionadas à floresta, além de serem complementares. O conglomerado destina 1% do faturamento bruto, independentemente dos resultados financeiros, à Fundação Orsa, empresa social que responde por projetos e programas nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda e garantia de direitos humanos.
O stand do Grupo Orsa será uma atração à parte na feira. Com 84 metros quadrados, abrigará uma mesa produzida em tora de Pequiá de 6 metros de comprimento, 100% FSC (Forest Stewardship Council), que pesa 2,5 toneladas. A peça foi criada pelo ecodesigner Pedro Petry, e representará a floresta como ponto de convergência entre as empresas do conglomerado, além de agente integrador de negócios sociais, ambientais e econômicos.
Idealizado pela renomada arquiteta Moema Wertheimer, o stand está alinhado aos critérios de certificação, sustentabilidade e reutilização dos materiais expostos, reunindo, inclusive, outras peças do ecodesigner. No espaço o Grupo Orsa proporcionará aos visitantes uma experiência sensorial, possibilitando que sejam vistas e tocadas as mais diversas espécies da floresta tropical, apreciado o aroma de plantas características da região Amazônica, além de degustados frutos típicos da região.

Know how de cada empresa
A Orsa Florestal é referência global em manejo sustentável em 545 mil hectares na Amazônia, onde aplica técnicas de baixo impacto, que conciliam o uso da floresta e sua preservação, produzindo madeira serrada e beneficiada 100% FSC. Recentemente foi citada como case exemplar pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). A empresa produz madeira serrada decking, dormentes e sheet pilings (revestimentos para as paredes de canais de drenagem) a partir de mais de 20 espécies nativas comerciais.
Durante o evento, irá expor aproximadamente 25 espécies de madeira no formato de esferas, além de dar novos contornos à parceria com o artista plástico Pedro Petry, que lançará no stand peças da nova coleção, criada exclusivamente a partir de espécies de madeira tropical da Orsa Florestal. A nova fase da parceria entre empresa e artista, iniciada em 2009, potencializará novos produtos com madeiras FSC de diversas espécies e dimensões.
A companhia está sediada no Vale do Jari, entre os Estados do Pará e Amapá. Suas serrarias ficam a 800 metros do porto privado de Munguba, por onde é escoada mais da metade da sua produção, que atinge o mercado internacional nas regiões da Europa, América do Norte e Ásia.
Em contrapartida, a Jari Celulose, Papel e Embalagem expõe na feira uma parede de celulose e outra revestida de papel kraft, além de mudas de eucalipto e pinus, que darão ao público a dimensão das atividades da companhia. A Divisão Celulose, que funciona em Vila Munguba, Almerim (PA), produz celulose de mercado (BEKP) - Jariliptus ECF e destina 90% da produção para China, Holanda, França, Itália e Espanha. É a única fábrica de celulose no mundo a ter certificação 100% FSC para toda a cadeia de custódia, e uma das raras companhias com área total plantada com certificação ISO 14001.
A Divisão Papel e Embalagem da Jari foi pioneira em certificação FSC para a produção de papel reciclado 100% pós consumo, e figura como a segunda maior indústria do setor do país, produzindo kraftliner, white-top, testliner e fluting, chapas e embalagens de papelão ondulado. Com seis unidades espalhadas pelas regiões norte, centro-oeste e sudeste, três unidades – Paulínia, Suzano e Franco da Rocha, em São Paulo – já possuem certificação FSC pós consumo.

Já a Ouro Verde Amazônia, fabricante de produtos florestais não madeireiros, instalada em Alta Floresta (MT) e no Vale do Jari (PA), traz à Brasil Certificado sua expertise na colheita de castanha-do-pará, no beneficiamento do produto e no intenso relacionamento com comunidades extrativistas, o que lhe confere produtos orgânicos de altíssima qualidade, assegurados pela Ecocert Brasil, o mais importante selo de produtos orgânicos do país. 
Em janeiro, a empresa conquistou também o selo Carbon Free, da Iniciativa Verde, que garante que a emissão de carbono durante todo o processo produtivo é quase nula. O mínimo emitido é compensado por meio do plantio de árvores na Mata Atlântica, realizado pela empresa voluntariamente.
Mesmo ainda não exportando seus produtos, a companhia tem condições de comercializá-los em mercados exigentes como Europa e Estados Unidos, pois detém certificações que endossam o rigoroso processo de seleção e controle de qualidade. Na Brasil Certificado, proporcionará aos visitantes a degustação do azeite de castanha-do-pará extravirgem, do creme de castanha-do-pará, do granulado de castanha-do-pará e das castanhas-do-pará in natura.
A Fundação Orsa divulga no evento dois exemplos de programas sociais e de geração de trabalho e renda bem-sucedidos, que estão ajudando a mudar a realidade de famílias que vivem no entorno da floresta: o Projeto Curauá, com agricultores do Vale do Jari, e a Coopnharin, cooperativa formada por jovens que produzem objetos e artefatos de madeira FSC, a partir das sobras da Orsa Florestal.
No primeiro projeto, os participantes beneficiam a fibra do fruto amazônico curauá e a comercializam com a Pematec-Triangel, empresa que destina 90% de sua produção à indústria automobilística. Já a Coopnharin acaba de fechar uma parceria com a Tramontina para a produção de 5.000 fruteiras feitas com madeira certificada por mês.  
Criada em 1994, a entidade é um laboratório de projetos que tem como pilares o desenvolvimento econômico, a garantia de direitos e a educação nas regiões onde as empresas do Grupo atuam, tendo forte parceria com organismos da Política Nacional e mais de 200 instituições em todo o país.
Os projetos e programas da fundação são viabilizados graças ao aporte de 1% do faturamento bruto das empresas do Grupo Orsa. Até 2009, os investimentos superaram R$ 150 milhões, gerando mais de 6,8 milhões de atendimentos. Atualmente, cerca de 20 projetos estão sendo replicados em várias regiões do Brasil. 

Sobre o Grupo Orsa
Uma das principais organizações brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, o Grupo Orsa traz a sustentabilidade como eixo de sua estratégia de negócios. Com capital 100% nacional, tornou-se referência mundial em manejo sustentável de floresta tropical nativa por suas operações na região Amazônica do Vale do Jari, localizado entre os Estados do Pará e do Amapá.
As empresas do Grupo – Jari Celulose, Papel e Embalagem, Orsa Florestal, Ouro Verde Amazônia e Fundação Orsa – atuam de forma integrada, em linha com o conceito internacional dos 3Ps (people-pessoas, profit-lucro e planet-planeta), incorporando modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.

Sobre a IV Brasil Certificado
A Feira de Produtos Florestais e Agrícolas Certificados foi criada em 2004 para promover o setor florestal brasileiro comprometido com a sustentabilidade, fomentando negócios entre os produtores e compradores de itens certificados. É realizada a cada dois anos pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), em parceria com Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, FSC Internacional e Rede de Agricultura Sustentável (RAS), com organização da WR São Paulo, Feiras e Congressos.
Em sua quarta edição, a feira terá um Fórum de Negócios com renomados especialistas do setor e, além dos produtos florestais, terá a participação do setor agrícola.

Serviço:
V Brasil Certificado – Feira de Produtos Florestais e Agrícolas Certificados
De 07 a 09 de abril de 2010 – das 13h00 às 20h00           
Centro de Eventos São Luís                       
Rua Luiz Coelho, 323 – São Paulo – Próximo ao Metrô Consolação

Nenhum comentário:

Postar um comentário