terça-feira, 13 de abril de 2010

Intel compartilha sua visão sobre o futuro

Arquitetura da Intel fornece desempenho e características ideais para todos os dispositivos de todos os segmentos da computação

A Intel Corporation demonstra como a empresa está fornecendo uma base sobre a qual será possível criar soluções de hardware, software e ecossistema para fazer com que as experiências e dispositivos computacionais sejam mais fáceis de usar e funcionem perfeitamente entre si. O Intel Developer Forum começou hoje com o discurso de David (Dadi) Perlmutter, vice-presidente executivo e co-gerente Geral do Grupo de Arquitetura da Intel (IAG, na sigla em inglês), que compartilhou a visão da Intel para permitir que os usuários de tecnologia coloquem em prática a experiência da computação conectada comum.
          “Com mais 1 bilhão de usuários conectados até 2015 e com mais tipos diferentes de dispositivos, será importante fornecer uma experiência comum entre eles”, declarou Perlmutter. “A arquitetura Intel oferece a combinação ideal de desempenho e consumo, o que fornece uma base para todos os dispositivos computacionais, criando um espaço virtual contínuo para a computação a fim de habilitar essa experiência comum entre os usuários”.
          Para a computação mais sofisticada, Perlmutter ressaltou que a Intel concluiu a transição para a premiada micro-arquitetura Intel para o design de chips, codinome “Nehalem”, com o recente lançamento do processador Intel® Xeon® série 7500. Em menos de 90 dias, a Intel lançou uma linha completa dos processadores 2010 para PCs, notebooks e servidores que melhora a eficiência no consumo de energia e aumenta a velocidade de processamento, além de incluir inúmeras novas características que tornam os computadores mais inteligentes, flexíveis e confiáveis.
          Perlmutter também discutiu as atualizações da próxima geração dos processadores Intel® Core™ usando a micro-arquitetura Intel, codinome “Sandy Bridge”, que deverá entrar em produção no final de 2010. A “Sandy Bridge” utiliza a segunda geração do processo tecnológico Hi-K de 32 nanômetros (nm) da Intel. Esses processadores serão os primeiros com suporte para as instruções Intel® Advanced Vector Extension (Intel® AVX). A Intel AVX acelera a tendência rumo à computação que utiliza intensamente pontos flutuantes em aplicativos de propósito geral, como processamento de imagens, vídeo e áudio, bem como em aplicativos para engenharia, incluindo modelagem e análises em 3D, simulações científicas e análises financeiras. A “Sandy Bridge” também dará continuidade ao suporte para a Intel® AES New Instructions (Intel® AES-NI), sete instruções de software que aceleram a criptografia e a descriptografia de dados. A “Sandy Bridge” também contará com a sexta geração do núcleo gráfico da Intel e incluirá aceleração para softwares que utilizam intensamente pontos flutuantes, vídeos e processamento que são normalmente encontrados em aplicativos para mídia.
          Perlmutter também abordou como a Intel está fomentando um novo tipo de experiência televisiva chamada “Smart TV”, onde a Internet será integrada às transmissões de TV com conteúdo personalizado e capacidade para pesquisas. No centro dessa inovação está o system-on-chip (SoC) para eletrônicos de consumo (CE) da Intel, o processador Intel® Atom™ CE4100, que oferece ótimo desempenho da CPU, decodificação de classe mundial para áudio e vídeo em alta definição (HD) e gráficos avançados. O objetivo é levar o conteúdo pessoal, websites preferidos e redes sociais para a TV de uma nova maneira. O CE 4100 foi projetado para dispositivos CE como Blu-ray players, decodificadores e TVs digitais, que podem oferecer a mesma experiência “Smart TV”.
          O processador Intel® Atom™ utiliza um versátil design de baixo consumo que oferece um amplo potencial e abre inúmeras novas oportunidades de mercado, desde PDAs e netbooks a dispositivos eletrônicos de consumo e aplicativos embarcados. O núcleo de processamento Intel Atom possui características de consumo ultra-baixo, baixo custo e tamanho reduzido, que podem ser incluídas nos SoCs para diversos segmentos, de acordo com os tipos de uso e requisitos I/O.
          À medida que a Internet móvel continua sua evolução e chega a mais dispositivos, Perlmutter citou a oportunidade da indústria para uma nova geração de PDAs, incluindo tablets e smartphones. Ele detalhou como a Lei de Moore, juntamente com uma combinação de arquitetura, design e técnicas de manufatura, ajudará a fazer com que a arquitetura Intel reduza drasticamente o de consumo. Ao mesmo tempo a arquitetura Intel mantém o alto desempenho para acompanhar a evolução da Internet, dos aplicativos de mídia e da capacidade multitarefa em dispositivos portáteis.
          Perlmutter comentou sobre a próxima plataforma “Moorestown” da Intel, que está no caminho certo para ser lançada no primeiro semestre desse ano. Ele declarou que a Intel melhorou a sua arquitetura de plataforma e implementou inúmeras tecnologias inovadoras, como a próxima geração da gestão de consumo no SO e a “distributed power gating”, para conseguir uma melhoria no desempenho e grandes reduções no consumo nos estados ativo e inativo. Para reforçar seu ponto de vista, ele demonstrou uma redução no consumo inativo da plataforma de até 50 vezes e uma redução de 10 vezes no consumo para a reprodução de áudio, em comparação à primeira geração da plataforma “Menlow” da Intel.
          Além disso, Perlmutter revelou que a Intel está trabalhando com fabricantes de PC, como Tongfang* e Hanvon*, para lançar o novo design do classmate PC conversível que combina beleza com resistência, funcionalidade total com capacidades melhoradas para leitura eletrônica e melhor desempenho com eficiência no consumo de energia. O design flexível do novo classmate PC conversível funciona e se move da mesma maneira que os estudantes. A tela sensível ao toque do tablet também adiciona nova funcionalidade para os estudantes. O desenvolvimento dessas novas características foi baseado em uma ampla pesquisa etnográfica com estudantes e professores.

James: Melhorando o futuro com a Intel
          No segundo discurso do dia, Renee James, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Software e Serviços da Intel, destacou a visão da Intel para uma ótima experiência entre dispositivos para telefones, carros e a casa, fornecendo aos consumidores uma maior consistência e acessibilidade a suas informações. James enfatizou como um ambiente operacional unificado rodando em uma arquitetura computacional comum pode dar aos desenvolvedores um maior alcance e um acesso mais fácil para os usuários finais, em qualquer segmento de mercado.
          James também abordou como a computação em nuvem é o meio de conectividade entre as plataformas computacionais, convidando o Dr. Jiren Liu, chairman e CEO da Neusoft Corporate ao palco. O Dr. Liu demonstrou como os sistemas fabricados em torno da arquitetura de referência Intel® Cloud Builder podem possibilitar novas soluções, ligando dispositivos client front-end para diagnósticos remotos back-end no ambiente hospitalar para oferecer um serviço nunca antes possível.
          “A tecnologia mudou a maneira como interagimos com o nosso mundo e a Intel é a responsável por isso, desde a computação em nuvem ao menor dispositivo, oferecendo uma experiência computacional totalmente envolvente para os consumidores onde quer que eles estejam”, declarou James. “Junto com os desenvolvedores, nossos parceiros e uma combinação de hardware e software altamente integrados, a Intel acredita que podemos levar os melhores produtos possíveis ao mercado com a mais ampla distribuição”.
          Dando continuidade ao recente anúncio da fusão dos projetos de código aberto Moblin* e Maemo* de Intel e Nokia na plataforma de software baseado no Linux MeeGo*, James demonstrou a experiência dos usuários no MeeGo por meio de um smartphone Aava Mobile* baseado na Intel. Além disso, James destacou o amplo apoio da indústria para o MeeGo. O MeeGo é hospedado pela Linux Foundation como um projeto totalmente de código aberto e está disponível para fabricantes de equipamentos originais, fabricantes de sistemas operacionais, operadores de rede e outros, visando uma ampla gama de dispositivos, incluindo a próxima geração de smartphones, netbooks, tablets, mediaphones, TVs conectadas e sistemas de infotretenimento para veículos.
          Além disso, James anunciou que ISVs e desenvolvedores na China já podem se aproveitar do Programa para Desenvolvedores Intel Atom e enviar seus produtos para distribuição por meio da Intel AppUpSM Center beta. James também destacou a recente expansão da Intel AppUp Center beta para o MeeGo e o Microsoft Windows* nos Estados Unidos, Canadá e 27 países europeus. Esse crescimento dá aos desenvolvedores de aplicativos da China que fazem parte do Programa para Desenvolvedores Intel Atom a oportunidade de alcançar os consumidores nos cinco principais mercados para os dispositivos baseados no processador Intel Atom em todo o mundo, bem como transações de vendas em USD, Euros e Libras (GBP).

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/pressroom e http://blogs.intel.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário