quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dois novos inventos para uso doméstico e em restaurantes facilitam a mistura de refrescos e sucos, bem como a abertura de sachês de condimentos

Misturar sucos com facilidade, na própria jarra, sem a necessidade de abri-la ou de usar colheres de cabo longo já é possível com a Jarra com Misturador. Abrir aqueles sachês de ketchup, maionese, mostarda e azeite, oferecidos em restaurantes, agora fica mais fácil com o Porta-guardanapo com Cortador de Sachês. Ambos foram criados por pessoas que procuravam soluções para pequenos problemas que surgem no momento da refeição, em casa e na lanchonete.
Jarra com misturador 
O dispositivo inventado pelo administrador de empresas Paulo Roberto Matsura, é uma manivela que, introduzida em jarra, possibilita perfeita homogeneização de sucos e refrescos, dando praticidade ao preparo e ao consumo. O invento participou, em agosto do ano passado, do estande da AssociaçãoNacional dos Inventores na Expolic – Feira Internacional de Licenciamento. É o próprio Matsura quem explica: “O princípio básico é o mesmo de uma pipoqueira manual, em cujo mecanismo me inspirei para a criação”. 
Grande apreciador de sucos prontos e de refrescos em pó, Matsura – que mora e trabalha na capital paulista – percebia que essas bebidas, depois de certo tempo, exigiam que se introduzisse na jarra uma colher para misturá-las novamente. “Além de precisar ter cabo comprido, também exigia que se tirasse e recolocasse a tampa, e que se tivesse um local apropriado para colocá-la, problema agravado, por exemplo, num escritório. Com a Jarra com Misturador, tudo fica mais prático”, relata.
O invento tem patente nacional, e a expectativa de Matsura é negociar a produção com uma indústria de utilidades domésticas, recebendo royalties por sua comercialização.
Porta-guardanapo com cortador de sachê 
O objetivo do invento da servidora pública paranaense Elis Regina Costa é facilitar a abertura de sachês de condimentos. “Meu marido e eu, lanchando, tínhamos de recorrer até aos dentes para abrir sachês de ketchup e mostarda. Além de nada higiênico, o ato muitas vezes causava respingos na roupa, transformando a refeição num transtorno. Numa ocasião em que vimos uma professora sujar toda a roupa, começamos a pensar em algo que facilitasse a abertura desses ‘terríveis saquinhos’, e que teria também de ser algo prático e funcional, nada fácil de levar embora como suvenir”, conta. As imagens mostram o objeto original, que deu origem ao projeto, e o protótipo virtual.
Assim foi criado o Porta-guardanapo com Cortador de Sachês, que adiciona uma função ao objeto que simplesmente armazenaria guardanapos. O dispositivo possui uma fenda na qual se coloca o sachê de condimentos que, para ser cortado – sem sujeira e com praticidade e higiene –, basta que se acione o botão da guilhotina. 
Elis Regina tem grandes expectativas quanto ao invento, inclusive quanto a acabar com as anti-higiênicas bisnagas de condimentos – cuja procedência e limpeza são muitas vezes duvidosas. Com patentes nacional e internacional, ela está aberta a propostas de fabricação e negociação de royalties.
Empresários interessados nos produtos devem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873-3211.

2 comentários:

  1. Olá Carminha. Super interessante, mas gostaria de lhe apresentar outro que faz a mesma função.
    Se tiver oportunidade, dê uma olhada.
    www.khort.com.br

    ResponderExcluir
  2. Khort - Cortador de Sachês e Pouches, invenção do Carioca Leopoldo Aquino, ganhou o prêmio de Melhor Invenção das Américas 2010. Acesse:

    http://khort.wordpress.com/khort-a-melhor-invencao-das-americas/

    Abs

    Mição

    ResponderExcluir